Como surgiu?

Conscientes das barreiras entre cientistas e a comunidade, desafiámo-nos a criar, em 2020, o projeto “Brain Gain - À Descoberta das Neurociências” com o objetivo de destacar a qualidade do trabalho em Neurociências em Portugal, mostrar a diversidade de carreiras e inspirar jovens a seguirem esta área. Com o Brain Gain acreditamos que iremos contribuir para a construção dos alicerces necessários para a divulgação e democratização do conhecimento em Neurociências de forma acessível e simples e a aproximação da comunidade geral a este mundo científico.  

A nossa visão: Que cada estudante do ensino superior tenha acesso livre ao trabalho que é realizado na área das Neurociências e acesso aos profissionais que trabalham nesta área.

Público-alvo: Estudantes do ensino superior e do ensino secundário. 

Democratizar

Proporcionamos livre acesso ao conhecimento científico e aos cientistas, desmistificando as Neurociências.

Inspirar

Mostrando a diversidade de carreiras profissioais e inspirar jovens a seguirem esta área (i.e. “Brain Gain”) 

Criar

Recursos inovadores e digitais para promover a literacia em Neurociências, incluindo vídeos, podcasts e livros ilustrativos.

Incentivar

O interesse público em Neurociências, desmistificando o tema e os conceitos mais complexos.

Equipa Brain Gain

Somos uma equipa interdisciplinar, juntando cientistas, comunicadores de ciências, profissionais das artes e muito mais!

  • Cmseabra
    Catarina Seabra

    Co-Fundadora e Coordenadora

  • Picture2
    Mariana Laranjo

     Co-Fundadora e Coordenadora 

  • Picture3
    Sara Amaral
  • Picture2
    Carolina Caetano
  • Peca
    João Peça
  • Picture1
    Sílvio Santos

O vosso testemunho

Os participantes das iniciativas Brain Gain partilharam connosco a sua opinião:

  • "A iniciativa Brain Gain ampliou a minha motivação para construir uma carreira de investigador em Neurociências. Sinto-me inspirado pelos momentos de discussão e divulgação científica suscitados pelo projeto."

    Diâner Felipe L. Queiroz – Licenciatura em Psicologia, Universidade de Aveiro
  • "Gostei muito da iniciativa e gostava muito de ver mais do mesmo género! Para quem tem interesse na área é muito útil e até aliciante conhecer o percurso de pessoas que singraram na área, independentemente das suas profissões e mesmo dos seus estudos."

    Estudante de Mestrado
  • "O Brain Gain foi uma possibilidade de estabelecer novas redes, aprendendo com diversas personalidades do mundo das neurociências. Desencadeou diversas oportunidades para descobrir ainda mais sobre esta área do conhecimento. Muito obrigada!"

    Margarida Lopes Gingeira, Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Coimbra

Galeria

Contamos com o apoio de:

Runs on Unicorn Platform
Portuguese 🇵🇹